Placa para cortador cnc

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Mau Bach
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 4:38 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Mau Bach »

[quote:a91427b8ec="motta"]Creio que o jedicut tem alguma coisa, mas fica limitado a asas, fuzelagens complica um pouco, nõo tentei fuzelagens com depron, quando tiver tempo vejo o que se pode fazer, estou usando no momento o cenece 1.6 e o foanm works, o jedicut ainda estou estudando o seu funcionamento, perfis já simulei cortes, nas fuzelagens é que ainda não pude entender bem a coisa, falta tempo mas quando tiver um tempinho para isto vejo como. Recomendo a C4 para não perderes investimento, gasta um pouco mais mas vais ter placa para todos os teus projetos.

abraços motta[/quote:a91427b8ec]

Baixei uma versão 2.2 do JediCut, e tem português, mas tá dando algum erro nas DLL, tem algum segredo na parada que eu não sei....
Também to querendo montar uma CNC para asas, esta versão corta asas e perfil,
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

a melhor maneira de controlar 4 motores de passo e ter cada motor a sua placa individual , tem um esquema eletrônico para faser a integradora de 4 eixos simples e facil é so ter aptidão , a parte mecânica é mais complicada requer mais aptidão
livres para voar, agora tenho módulos
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1293
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Se for essa placa que está à venda no ML acho que ela não serve para fazer um cortador de isopor pois ela é para 3 eixos X, Y e Z...
Se eu estiver enganado, me desculpe.


Abs,
Anexos
cnc ml.jpg
cnc ml.jpg (10.46 KiB) Exibido 11914 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Mau Bach
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 4:38 pm
Localização: São Paulo, SP

Duvidas com palcas controladoras de motores de passo para CN

Mensagem por Mau Bach »

:roll: [b:ac623a65b4]To procurando já tem um tempo um esquma para fazer uma placa tipo a C4 da qual tanto fala o Motta, mas no site da CENECE fiquei com umas dúvidas.

Na tabela de componentes tem componentes repetido e olhando a placa tive a impressão que faltam alguns componentes na lista;

A lista está em espanhos e alguns componentes eu não consegui encontrar tal qual está na lista, alguém do forum que entenda mais de eletronica do que nós os leigos poderia dar uma força e colocar uma lista em português, e alguma loja/link/site que venda os componentes.

Bem, se não a C4 poi estou lendo coisas de 2004 sobre ela, tem alguma coisa que possamos fazer em casa para controlar 3 ou 4 motores e pro mais apaixonados por cnc e com pouca grana até 5 motores, achei esquemas de controle de um ou dois motores individuais, e interfacer que otimizariam estes controles.

Na relaidade as dúvidas são muitas.

Qual o melhor caminho. pretendo Uma CNC de 4 motores para trabalhar em dois eixos, assim posso variar a altura e comprimento independente em cada lado "certo?"

Se quiser um 3 eixo dá pra colocar mais um motor e seriam 5 motores em 3 eixos.

Abraços e espero novidades...Obrigado!!![/b:ac623a65b4]
Mau Bach
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 4:38 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Mau Bach »

[quote:ec76fbbdc4="Antonio Carlos"]Se for essa placa que está à venda no ML acho que ela não serve para fazer um cortador de isopor pois ela é para 3 eixos X, Y e Z...
Se eu estiver enganado, me desculpe.


Abs,[/quote:ec76fbbdc4]

pelo que percebi esta placa controla 3 motores, mas tem espaço para colocar os outros compnentes iguais "à direita" e ficariamos com 4 motores a controlar....

nosso jeito tupiniquim de pensar....


Abraço!
Avatar do usuário
Marcelo Galli
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 10:58 pm
Localização: Penápolis,SP 41

Mensagem por Marcelo Galli »

Ola mau

to esperando o motta chegar de viajem,minha mecanica esta toda pronta com motores tudo no jeito mas a placa vo te conta,ja procurei ate perto dos inferno e vo acabar caindo na do mota 390,00

se tiver alguma novidade to dentro ok.

|Att marcelo galli
Mau Bach
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Jan 19, 2010 4:38 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Mau Bach »

Onde vc está?, quais motores vc optou, vou iniciar a montagem , mas aina estou na fase de estudos, por isso to catando o que tem de idéias por aí?

Abraços e Obrigado pelo retorno.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:3a309cd54f="kiko ribeiro"]a melhor maneira de controlar 4 motores de passo e ter cada motor a sua placa individual , tem um esquema eletrônico para faser a integradora de 4 eixos simples e facil é so ter aptidão , a parte mecânica é mais complicada requer mais aptidão[/quote:3a309cd54f]

Boa noite Kiko, eu acho a parte eletronica bem mais facil do que a mecânica, só assusta mas não é um bixo de 7 cabeças, o grande problema da maioria é começar, o pessoal tem medo de começar, começando vamos resolvendo os problemas que vão surgindo e vamos aplainando o terreno, se ficarmos só na vontade a coisa não sai do lugar, esta última mecânica que estou usando, levei mais de 6 meses para terminar, quando terminei a primeira a segunda levei menos de 20 dias, estavam sanados os problemas, agora era só copiar o que estava funcionando. Até chegar onde queremos é que demora, já estou com um novo projeto, até o segundo semestre do ano que vem quero estar com o novo tipo de deslocasmento pronto. Veja esta máquina que esta aqui amais de 2 anos, e na época cortava em uma boa velocidade 2,8 as vezes 3,2 hoje que já uso 6,8 a 7,2 esta é uma tartaruga, quero no ano que vem estar cortandoa 30mm_seg, nunca vamos estar contente com a velocidade que temos no momento, é este desafio que nos leva a buscar sempre o melhor desempenho.

abraços motta

obs: estou modificando para cortar a velocidade que usamos hoje. amanhã já vai cortar a 7mm_seg.
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

[quote:b5f6c6866e="Mau Bach"]
Baixei uma versão 2.2 do JediCut, e tem português, mas tá dando algum erro nas DLL, tem algum segredo na parada que eu não sei....
Também to querendo montar uma CNC para asas, esta versão corta asas e perfil,[/quote:b5f6c6866e]

Pessoal, temos que ter cuidado com os programas que vamos ussar, o cenece 1,6, o jedicut funcionam com o win98, já o foam works e o gmfc já tem para o xp, o cenece 1,6 nunca vai funcionar com o xp para isto tem o cenece pro, talvez com o tempo o pessoal do jedicut desenvolva uma dll para funcionar com a c4 no xp, até agora não tive notícias. Cada um deles tem suas peculiaridades com o tipo de arquivo, uns usam , outros . outros não podem ter uma linha em branco no começo e nem letras, só números, bueno é uma questão de não nos preocuparmos e irmos isolando os procedimentos até que acertamos. Tudo fica fácil quando descubrimos o problema, até lá tudo paresse difícil, as vezes impossível, quando a coisa engrossa melhor darmos um tempo saborearmos um bom café, e voltar com a cabeça fria e tentarmos outra linha de raciocínio, quase sempre dá certo.

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Mau Back, são muitas dúvidas, nem eu a mais ou menos uns 10 anos atraz quando me aventurei pelo munda da cnc, eu tinha, tens até dúvidas do 5 eixo, já esta difícil o uso dos 4 vais queres colocar o 5 eixo que não tem softer para fazer funcionar. A única máquina cotadora por fio quente que um dia apareceu em um site, custava pouco menos de 50.000 dolares, mas cortava 3D, fazia qualquer figura, o que eles apresentavam como exemplo era cortar uma banana, depois um celular, tudo perfeito, só vendem o softer agregado a máquina, talvez com o tempo apareça um softer genérico que consiga administrar o 5 eixo, que é um prato que gira onde fica o isopor na mesa. Nao complicando, os materiais é fácil de verificares, imprima a placa onde tem os componentes e faça por ali a relação das peças. vais ver o que tem em dobro na lista e não esta na placa é simples, claro que vais ter um trabalhinho mas nada que vá te cansar. Sem sarcasmo mesmo, eu faço a lista pela placa onde tem os componentes, no início tinhas esta mesma ´dúvida, por isto quando vou comprar os componentes eu faço pela placa a lista.

abraços motta
[], motta
Responder